Transpiration of Swartzia tomentifera in response to microclimatic variability in the central Amazon: the net effect of vapor pressure deficit

Main Article Content

Saul Alfredo Antezana-Vera
Ricardo A. Marenco
https://orcid.org/0000-0002-9490-2624

Abstract

Antecedentes : A distribuição da separação na região amazônica está mudando nas últimas décadas, mas é incerto se as taxas de transpiração irão diminuir em resposta às mudanças na distribuição das chuvas. Neste estudo, objetivamos avaliar o efeito da variabilidade climática na transpiração de toda a árvore (inferida a partir de início de fluxo de seiva). Coletamos dados climáticos (isolação, radiação fotossinteticamente ativa –PAR, umidade relativa, déficit de pressão de vapor - VPD e temperatura) e medimos como taxas de fluxo de seiva (SFR) em árvores Swartzia tomentifera . SFR foi medido na estação seca e estação chuvosa usando o método da razão de calor.


Resultados : PAR e temperatura correlacionaram-se positivamente com a velocidade da seiva, tanto durante o dia (correlação parcial - r parte de 0,33 a 0,57, p < 0,001) quanto à noite ( r parte de 0,15 a 0 , 21, p < 0,001). Quando os efeitos de PAR e temperatura foram controlados (ou seja, removendo o efeito de PAR e temperatura em SV e VPD), o efeito líquido de VPD na velocidade da seiva tornou-se ligeiramente negativo ( r parte de -0,08 a - 0,14, p <0,01) durante o dia, como devido máximas da seiva foram menores durante a estação seca (5,9 cm h ‒1 ) do que na estação chuvosa (9,8,p <0,001).


Conclusão : Este estudo mostra que a transpiração das árvores pode diminuir na estação seca na Amazônia central, associada ao aumento da temperatura, PAR e déficit de pressão de vapor. Uma novidade deste estudo é demonstrar que após o ajuste para o efeito da temperatura e PAR, o efeito do déficit de pressão de vapor na velocidade da seiva pode se tornar negativo.

Article Details

Section
Article