AVALIAÇÃO TÉCNICA E ECONÔMICA DA COLHEITA FLORESTAL COM FELLER-BUNCHER

Main Article Content

Amanda Coimbra Nascimento Nascimento Ângelo Márcio Pinto Leite Leite Thelma Shirlen Soares Soares Luis Carlos de Freitas Freitas

Abstract

O Feller-buncher constitui uma das máquinas mais utilizadas na colheita fl orestal, cuja principal função é realizar a derrubada e o enleiramento das árvores. Objetivou-se, neste trabalho, avaliar técnica e economicamente a derrubada de árvores inteiras com o Feller-buncher, em duas posições distintas de tombamento destas, em florestas de eucalipto (posição 1 = derrubada a 45º e, posição 2 = derrubada a 90º). A análise técnica englobou um estudo de tempos e movimentos e de produtividade. A análise econômica contemplou os parâmetros custo operacional, custo de produção e rendimento energético. Concluiu-se que não houve diferença entre as posições 1 e 2 de derrubada quanto ao tempo para realizar o tombamento das árvores, tendo sido o corte o elemento parcial que consumiu a maior parte do tempo do ciclo operacional, com aproximadamente 66% deste, nas duas posições de derrubada. A produtividade por hora efetiva de trabalho do Feller-buncher foi de, aproximadamente, 347 árvores (48,8 m3 /ha), o custo operacional de R$ 195,26, proporcionando um custo de produção da máquina de R$ 3,95/m3 e um rendimento energético de 3,8 g/W m3 , para ambas as posições de derrubada das árvores. Apesar da similaridade em termos de produtividade e custo das duas posições de derrubada avaliadas, recomenda-se tombar as árvores à 45º, devido à maior facilidade de enleiramento destas, bem como no intuito de beneficiar a operação subsequente (extração).

Article Details

How to Cite
NASCIMENTO, Amanda Coimbra Nascimento et al. AVALIAÇÃO TÉCNICA E ECONÔMICA DA COLHEITA FLORESTAL COM FELLER-BUNCHER. CERNE, [S.l.], v. 17, n. 1, p. 9-15, apr. 2015. ISSN 2317-6342. Available at: <http://cerne.ufla.br/site/index.php/CERNE/article/view/7>. Date accessed: 22 sep. 2019.
Keywords
Mecanização florestal, produtividade, custo de produção
Section
Article