DESEMPENHO DE JARDINS CLONAIS DE OLIVEIRA (Olea europaea) EM CORTES SUCESSIVOS VISANDO A SUA PROPAGAÇÃO POR ESTAQUIA

Main Article Content

João Vieira Neto Neto Adelson Francisco de Oliveira Oliveira Csaignon Mariano Caproni Caproni Fabíola Villa Villa Luiz Fernando de Oliveira da Silva Silva

Abstract

O trabalho teve por objetivo avaliar o desempenho de jardins clonais de oliveira em cortes sucessivos visando a sua propagação por estaquia. Os jardins clonais foram instalados em março de 2006, em sulcos com 40 cm de profundidade. Foram avaliadas duas cultivares (Ascolano 315 e Arbequina) e três anos de cortes (2007, 2008 e 2009). O ensaio foi conduzido em parcelas subdivididas no delineamento de blocos casualizados com cinco repetições. As parcelas experimentais foram constituídas de três linhas, espaçadas entre si em 1,0 metro, com três plantas em cada linha, com espaçamentos de 0,5 m, totalizando nove plantas por parcela, sendo as avaliações realizadas nas três plantas mais vigorosas. As plantas foram podadas a 20 cm de altura do solo, após 12 meses de cultivo, sendo avaliados: rendimento em número de estacas com quatro nós/dois pares de folhas, altura da planta (m), diâmetro do tronco a 20 cm de altura do solo (cm), comprimento médio de ramos (m) e massa fresca total acumulada (kg). Na maioria das características avaliadas, os melhores resultados foram observados para ‘Ascolano 315’. Os cortes sucessivos podem se estender por um período superior a três anos. As estimativas dos parâmetros avaliados indicam que as plantas das duas cultivares apresentaram boa resposta a rebrota. 

Article Details

How to Cite
NETO, João Vieira Neto et al. DESEMPENHO DE JARDINS CLONAIS DE OLIVEIRA (Olea europaea) EM CORTES SUCESSIVOS VISANDO A SUA PROPAGAÇÃO POR ESTAQUIA. CERNE, [S.l.], v. 17, n. 1, p. 117-122, apr. 2015. ISSN 2317-6342. Available at: <http://cerne.ufla.br/site/index.php/CERNE/article/view/25>. Date accessed: 23 sep. 2019.
Keywords
Ascolano, Arbequina, propagação vegetativa
Section
Article