UTILISATION OF THE MINI-CUTTING TECHNIQUE FOR VEGETATIVE PROPAGATION OF Paratecoma peroba

Main Article Content

Emanuel França Araújo Elbya Leão Gibson, Sra Aline Ramalho dos Santos, Sra Elzimar de Oliveira Gonçalves, Dra Ivar Wendling, Dr Rodrigo Sobreira Alexandre, Dr Lunalda Aparecida Vaz Pola, Sra

Abstract

O paratecoma peroba é uma espécie florestal nativa de grande interesse econômico e ecológico, atualmente em risco de extinção devido à exploração excessiva da madeira. As taxas de juros são limitadas; Portanto, o uso da técnica de mini-corte poderia facilitar a propagação dessa espécie. O protocolo experimental base para um protocolo de propagação vegetativa para P. peroba utiliza uma técnica de mini-corte. No primeiro experimento, cinco combinações de ácido indolbutírico (AIB; 0, 1, 2, 4 e 8 g L -1 ) e dois tipos de substratos (areia e um substrato comercial à base de Pinus moído)casca, coco em pó e aditivos minerais) foram testados em delineamento inteiramente casualizado em esquema fatorial 5 × 2 com quatro repetições. No segundo experimento, três tipos de miniestacas (apical de 6 cm e 10 cm e intermediária de 4 cm) e dois tamanhos de área foliar (foram foliares totais e isolados a 50% da área foliar) foram testados em delineamento inteiramente casualizado. em fatorial 3 × 2, com quatro repetições. Os Resultados mostraram that P. peroba Poderia Ser propagada vegetativamente usando a Técnica de mini-corte com Até 82,5% de enraizamento. O substrato comercial foi melhor para a produção de miniestacas.As concentrações de IBA inibiram o enraizamento e a mini-cutícula apical de 10 cm foi melhor para a propagação do que os outros tamanhos. A manutenção da área foliar promove maior vigor ao sistema radicular das plantas de P. peroba .

Article Details

How to Cite
ARAÚJO, Emanuel França et al. UTILISATION OF THE MINI-CUTTING TECHNIQUE FOR VEGETATIVE PROPAGATION OF Paratecoma peroba. CERNE, [S.l.], v. 25, n. 3, p. 314-325, nov. 2019. ISSN 2317-6342. Available at: <http://cerne.ufla.br/site/index.php/CERNE/article/view/2182>. Date accessed: 10 dec. 2019.
Section
Article