FIRE RISK MAP FOR THE SERRA DE SÃO DOMINGOS MUNICIPAL PARK, POÇOS DE CALDAS, MG

Main Article Content

Henrique Nery Cipriani Cipriani José Aldo Alves Pereira Pereira Rossi Allan Silva Silva Sávio Gouvêa de Freitas Freitas Luciano Teixeira de Oliveira Oliveira

Abstract

Objetivou-se, com este estudo, produzir um mapa de risco de incêndio para o Parque Municipal da Serra de São Domingos (PMSSD), sul de Minas Gerais, Brasil, que abriga remanescentes de Mata Atlântica e espécies ameaçadas de extinção. Técnicas de Geoprocessamento foram utilizadas para produzir mapas de risco preliminares para altimetria (a), declividade do terreno (e), uso e cobertura do solo (u), orientação de encosta (d) e influência de estradas e construções (i). Os mapas foram integrados, gerando um mapa baseado no índice estrutural de risco de incêndio (SFI) calculado pela fórmula SFI = 0,35i + 0,30u + 0,15d + 0,10 a + 0,10e. As classes de risco foram definidas como Baixo (0,0-0,9), Moderado (1,0-1,9), Alto (2,0-2,9), Muito Alto (3,0-3,9) e Extremo (4,0-5,0). Os dados foram trabalhados com resolução espacial de 2,5 m utilizando-se o ArcView SIG. A área do PMSSD pode ser distribuída nas seguintes classes: Baixo (0,93%), Moderado (61,77%), Alto (31,32%), Muito Alto (4,79%) e Extremo (1,19%). O principal fator de risco é a influência de estradas. As classes de risco Baixo e Moderado abrangem a maior parte da cobertura florestal. Clareiras e pastagens ocupam principalmente a classe de risco Alto. A área mais vulnerável do SSDMP é a sua fronteira com pastagens e plantios de café e eucalipto ao norte. O mapa baseado no SFI pode ser um valioso subsídio para a elaboração do plano de prevenção de incêndio de pequenas unidades de conservação com poucos dados relativos ao clima e ao histórico de ocorrência de incêndio disponíveis.

Article Details

How to Cite
CIPRIANI, Henrique Nery Cipriani et al. FIRE RISK MAP FOR THE SERRA DE SÃO DOMINGOS MUNICIPAL PARK, POÇOS DE CALDAS, MG. CERNE, [S.l.], v. 17, n. 1, p. 77-83, apr. 2015. ISSN 2317-6342. Available at: <http://cerne.ufla.br/site/index.php/CERNE/article/view/20>. Date accessed: 16 sep. 2019.
Keywords
Classificação visual criteriosa, Mata Atlântica, prevenção de incêndio, unidade de conservação
Section
Article