DEMAND FOR FIBERBOARD PANELS IN THE INTERNATIONAL MARKET

Main Article Content

Antonio Donizette de Oliveira Oliveira Francisco Fernandes Bernardes Bernardes José Luiz Pereira de Rezende Rezende José Márcio de Mello Mello José Roberto Soares Scolforo Scolforo Luiz Moreira Coelho Junior Coelho Junior

Abstract

Objetivou-se, neste estudo, estimar, para os diversos países importadores de painéis de fibra de madeira, as elasticidades renda e as elasticidades-preço da demanda total de importação e as elasticidades-preço diretas e cruzadas da demanda por painéis de fibra de madeira, diferenciados por país de origem. Utilizaram-se dados de séries temporais referentes aos fluxos comerciais dos maiores exportadores e importadores mundiais de painéis de fibra de madeira. O modelo de demanda utilizado considera que os produtos não são substitutos perfeitos. Concluiu-se que na Alemanha, na China e no Reino Unido, a demanda total de importação de painéis de fibra de madeira foi mais sensível às variações no preço que na renda, enquanto nos outros países importadores ocorreu o contrário. A elasticidade-preço direta da demanda por painéis de fibra de madeira, diferenciada por país de origem, foi maior que um em quase todos os mercados, com exceção da Alemanha e do Reino Unido. O valor negativo das elasticidades-preço cruzadas sugere que os painéis de fibra de madeira importados dos outros países exportadores são produtos complementares.

Article Details

How to Cite
OLIVEIRA, Antonio Donizette de Oliveira et al. DEMAND FOR FIBERBOARD PANELS IN THE INTERNATIONAL MARKET. CERNE, [S.l.], v. 17, n. 1, p. 33-45, apr. 2015. ISSN 2317-6342. Available at: <http://cerne.ufla.br/site/index.php/CERNE/article/view/16>. Date accessed: 16 sep. 2019.
Keywords
Modelo de Armington, comércio de produtos florestais, exportação, importação
Section
Article