AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES FÍSICO-MECÂNICAS DE PAINÉIS COMPENSADOS DE Toona ciliata M. Roem. var. australis

Main Article Content

Vanessa Cristina do Sacramento Albino Albino Vânia Aparecida de Sá Sá Lina Bufalino Bufalino Lourival Marin Mendes Mendes Natalia Amarante Almeida Almeida

Abstract

Objetivou-se, com o presente trabalho, avaliar as propriedades físicas e mecânicas de painéis compensados produzidos a partir de madeira de Toona ciliata com duas pressões e duas gramaturas distintas, além da influência da inclusão de lâminas de Pinus sp. na qualidade desses painéis. Foram produzidos compensados de cinco lâminas com resina fenol-formaldeído. Os ensaios físico-mecânicos foram realizados de acordo com as especificações descritas na norma ABNT 31:000.05-001/2(2001). Os resultados de densidade aparente, absorção de água após 24 horas, flexão estática (MOR e MOE) e resistência ao cisalhamento seco na linha de cola apresentaram diferenças significativas entre os tratamentos. Todos os tratamentos apresentaram valor de MOE e MOR paralelo acima do exigido pela norma NBR 31.000.001/2:2001, no entanto apenas os painéis com inclusão de Pinus sp. no miolo atingiram MOE e MOR perpendicular acima do estipulado pela mesma. Para os ensaios de resistência de colagem ao esforço do cisalhamento, os painéis apresentaram valores superiores ao mínimo exigido pela norma EN 314-2 (1993). Comparando-se os painéis produzidos somente com Toona ciliata, não foi observada influência da gramatura de cola e da pressão sobre nenhuma das propriedades físicas e mecânicas avaliadas. A inclusão de lâminas de Pinus sp. tanto nas camadas internas quanto nas camadas externas dos painéis contribuiu para melhorar a maioria das propriedades físicas e mecânicas. 

Article Details

How to Cite
ALBINO, Vanessa Cristina do Sacramento Albino et al. AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES FÍSICO-MECÂNICAS DE PAINÉIS COMPENSADOS DE Toona ciliata M. Roem. var. australis. CERNE, [S.l.], v. 17, n. 1, p. 103-108, apr. 2015. ISSN 2317-6342. Available at: <http://cerne.ufla.br/site/index.php/CERNE/article/view/23>. Date accessed: 17 sep. 2019.
Keywords
Compensado, cedro australiano, propriedades físico-mecânicas
Section
Article