POTENCIAL DE UTILIZAÇÃO DA MADEIRA DE CLONES DE Eucalyptus urophylla NA PRODUÇÃO DE PAINÉIS CIMENTO-MADEIRA

Main Article Content

Lourival Marin Mendes Mendes Fernanda Alvarenga Pomarico Loschi Loschi Luana Elis de Ramos e Paula Paula Rafael Farinassi Mendes Mendes José Benedito Guimarães Júnior Guimarães Júnior Fábio Akira Mori Mori

Abstract

Objetivou-se, com este trabalho, avaliar o potencial de utilização de clones de Eucalyptus urophylla na produção de painéis cimento-madeira. Neste estudo foram utilizados seis clones de Eucalyptus urophylla com 8 anos de idade, provenientes da Companhia Mineira de Metais, localizada no município de Paracatu - MG. Para a formação dos painéis foi utilizado cimento Portland CP V – ARI/Plus de alta resistência inicial como aglutinante mineral e cloreto de cálcio (CaCl2 ) como acelerador de cura do cimento. Os painéis foram produzidos com os seguintes parâmetros: dimensões de 49,5 x 49,5 x 1,5 cm, densidade nominal de 1,2 g/cm³, relação madeira: cimento (1:2,5) e relação água:cimento(1:1,5). A análise dos resultados obtidos, em relação aos requisitos mínimos de painéis convencionais produzidos pelo processo Bison, permite afirmar que: (1) para Inchamento em espessura em duas e vinte e quatro horas, apenas os clones 19, 28 e 58 atenderam as especificações; (2) para absorção de água o clone 62 apresentou os melhores resultados; (3) para ligação interna apenas o clone 58 não atendeu as especificações; (4) para compressão paralela os clones 19, 36 e 58 apresentaram os melhores resultados; (5) e para MOE e MOR, nenhum dos clones apresentaram valores compatíveis com o processo bison. Sugere-se a continuação de pesquisas nesta linha, incluindo os estudos de variáveis de produção, afim de que todas as propriedades atinjam os valores mínimos exigidos pelas normas.

Article Details

How to Cite
MENDES, Lourival Marin Mendes et al. POTENCIAL DE UTILIZAÇÃO DA MADEIRA DE CLONES DE Eucalyptus urophylla NA PRODUÇÃO DE PAINÉIS CIMENTO-MADEIRA. CERNE, [S.l.], v. 17, n. 1, p. 69-75, apr. 2015. ISSN 2317-6342. Available at: <http://cerne.ufla.br/site/index.php/CERNE/article/view/19>. Date accessed: 22 sep. 2019.
Keywords
Painéis cimento-madeira, clones, Eucalyptus urophylla
Section
Article