Use of renewable substrates for ex vitro production of Melaleuca alternifolia Cheel seedlings. by minicutting

Main Article Content

Carlos Ándre Stuepp Rosimeri de Oliveira Fragoso Pedro Henrique Riboldi Monteiro Dagma Kratz Ivar Wendling Katia Christina Zuffellato-Ribas

Abstract

As espécies australianas Melaleuca alternifolia Cheel. tem uma forte importância comercial devido à extração de óleos essenciais de suas folhas utilizadas na indústria cosmética e farmacêutica. A fim de obter um sistema eficiente de produção de mudas de M. alternifoliaa técnica de mini-corte e o gerenciamento de mini-jardim clonal na produtividade e enraizamento de mini-estacas e diferentes composições de substrato foram analisados ​​durante todas as estações. Os mini-tocos derivados da propagação de mudas pelo corte e cultivo em potes de 2 litros foram submetidos à colheita sucessiva de seus brotos durante as quatro estações (setembro / 2013 a agosto / 2014). A partir dos mini-cocos brotos foram produzidos mini-cortes. Eles foram plantados em tubos de plástico e mantidos em estufa por 45 dias. Foram utilizados seis substratos para plantação de mini-estacas: substrato comercial (S1); substrato composto por casca de arroz 100% carbonizada (CRH) (S2); substrato composto por 100% de fibra de coco (CF) (S3); substrato composto por 50% de CF e 50% de CRH (S4); substrato composto por 30% de FC e 70% de CRH (S5); substrato composto por 70% de FC e 30% de CRH (S6). A alta sobrevivência de mini-tocos (mais de 90%) e a produção de mini-estacas (282 mini-estacas m-2 meses -1 ) na casa da sombra demonstram a viabilidade técnica para a espécie, sendo o verão o momento mais apropriado para coletar propágulos. O substrato composto por 70% de CF + 30% de CRH (S6) mostra resultados superiores para propagação vegetativa de M. alternifolia (91,7% de mini-estacas enraizadas), como o único a contemplar simultaneamente todos os parâmetros. O verão é recomendado como o melhor momento para o enraizamento de mini-estacas.

Article Details

How to Cite
STUEPP, Carlos Ándre et al. Use of renewable substrates for ex vitro production of Melaleuca alternifolia Cheel seedlings. by minicutting. CERNE, [S.l.], v. 23, n. 4, p. 395-402, jan. 2018. ISSN 2317-6342. Available at: <http://cerne.ufla.br/site/index.php/CERNE/article/view/1720>. Date accessed: 18 july 2018.
Section
Article