SINTOMAS DE DEFICIÊNCIAS NUTRICIONAIS E MATÉRIA SECA EM PLANTAS DE NIM, CULTIVADAS EM SOLUÇÃO NUTRITIVA

Main Article Content

Ronnky Chaell Braga da Silva Silva Walcylene Lacerda Matos Pereira Scaramuz Scaramuz José Fernando Scaramuzza Scaramuzza

Abstract

O plantio de espécies florestais é uma atividade que, além de introduzir novos gêneros exóticos, pode atenuar os impactos ambientais decorrentes do extrativismo. Entretanto, esse sucesso depende, entre outros fatores, do conhecimento das necessidades nutricionais da espécie a ser utilizada. Objetivou-se verificar os sintomas típicos de deficiência nutricional de macronutrientes na cultura do nim, através da observação visual das plantas. O experimento foi realizado em casa de vegetação na Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAMEV) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá/MT, e foi instalado em blocos casualizados, com sete tratamentos e três repetições. Cada unidade experimental foi representada por um vaso plástico de dois litros de capacidade. Os tratamentos utilizados foram: solução nutritiva completa e com omissão dos nutrientes: -N, -P, -K, -Ca, -Mg e -S. Verificou-se que os sintomas visuais de defi ciência de nutrientes foram, de maneira geral, facilmente caracterizáveis com exceção do tratamento com omissão de enxofre. Portanto, a omissão de macronutrientes diminui a produção da matéria seca total das plantas de nim, exceto a omissão do nutriente S. 

Article Details

How to Cite
SILVA, Ronnky Chaell Braga da Silva; SCARAMUZ, Walcylene Lacerda Matos Pereira Scaramuz; SCARAMUZZA, José Fernando Scaramuzza. SINTOMAS DE DEFICIÊNCIAS NUTRICIONAIS E MATÉRIA SECA EM PLANTAS DE NIM, CULTIVADAS EM SOLUÇÃO NUTRITIVA. CERNE, [S.l.], v. 17, n. 1, p. 17-22, apr. 2015. ISSN 2317-6342. Available at: <http://cerne.ufla.br/site/index.php/CERNE/article/view/14>. Date accessed: 21 sep. 2019.
Keywords
Nutrição mineral, macronutrientes, solução sarruge, Azadirachta indica
Section
Article